sábado, 1 de abril de 2017

RUY ANTUNES PEREIRA




RUY PEREIRA



            Nasceu em 22 de junho de 1902, no Sobrado Antunes Pereira (hoje Prefeitura Municipal). Sobrado este construído por seu avô materno JOSÉ ANTUNES DE OLIVEIRA, onde residiu com seus pais – OLÍMPIO VARELA PEREIRA e MARIA MAGDALENA ANTUNES PEREIRA, juntamente com os irmãos – MARIA ANTONIETA PEREIRA VARELA, VICENTE IGNÁCIO PEREIRA, ABEL ANTUNES PEREIRA e JOANA D´ARC PEREIRA DO COUTO, EM Ceará-Mirim-RN.

            Ruy Antunes Pereira freqüentou o Grupo Escolar “Barão e Ceará-Mirim”, a partir de 1915. Nessa época, a família mudou-se para e Engenho Oiteiro (herança deixada por José Antunes de Oliveira para sua filha Magdalena).

            Chegando no engenho, era preciso trabalhar, e o menino Ruy, com apenas 13 anos, passou a ajudar os pais intensivamente, para que pudessem dar aos filhos a educação suficiente.

            Ruy era responsável nas madrugadas, na chamada aos operários, para o início da moagem, tendo, inclusive, trabalhado como maquinista (pessoa responsável em abrir e fechar o breque a vapor, para movimentar e parar as moendas), e, também, era exímio limpador de garapa (caldo de cana) nos tachos ferventes, para melhorar a qualidade do açúcar bruto. Já àquela época, era profundo conhecedor da propriedade, identificando todos os partidos de cana pelo nome.

            Além dos estudos do Grupo Escolar “Barão de Ceará-Mirim”, recebia aulas diárias com a experiência, a inteligência e a dedicação da sua mãe. Este foi o único estudo que ele pôde ter. Isso até constituía um certo complexo de inferioridade nele; todavia, não o impedia de ser leitor assíduo de livros e jornais, conhecendo os mais notáveis autores brasileiros e estrangeiros. Nesse contexto, vale lembrar seus professores – Dr. Abner de Brito e a poeta Adele de Oliveira.

            Graças ao seu trabalho, conseguiu erguer um bom patrimônio, residindo sempre no seu “Mundo Encantado” (Engenho Mucuripe) onde, com humildade, sem demonstrações de vaidades ou ostentações, conquistou a amizade, o bem-querer e o respeito de todos os moradores.

            Em 12 de julho de 1927, contando com a colaboração da sua noiva Odette e da prima Maria da Cruz Ribeiro Dantas, arrendou uma área de 27 mil covas – 595 braças, correspondentes a mais ou menos 8,5 há, para plantio de cana, arrendamento este em terras da Usina Ilha Bela, vizinha (extrema) ao Engenho Oiteiro do seu pai – Olímpio Varela Pereira, por três anos, de 1927 a 1929, pelo preço de cinqüenta mil réis a mil-cova (cova é uma medida de área usada na região – um há, é  igual a 3.333 covas).

            Ruy Antunes Pereira dedicou-se ao trabalho até meados de 1986, quando, pelo avançado dos anos, pela fadiga, entregou os negócios ao filho Ruysinho. Mas, mesmo de longe, jamais deixou de amar seu “Mundo Encantado”.


            Era casado com Odette Ribeiro Pereira falecida em 30 de abril de 1992, com quem teve cinco filhos – Olavo Ruy, Adelmo, Maria (falecidos com menos de um ano de vida), Ruyzinho e Denise.

            Em 1980, fez em cartório (contando, para a tramitação da documentação, com a ajuda de Gilda e Carlos Cerino), um testemunho, solicitando aos filhos que, ao haver plantado uma palmeira, ali gostaria que fossem despejadas as suas cinzas. Desejo cumprido pela filha Denise e o genro Arnaldo Gaspar, que levaram seu corpo para São Paulo onde foi cremado, aos 23 de abril de 1995, voltando as cinzas para o lugar desejado – a palmeira.

O Senhor de Engenho, descendente de ilustres escritores do vale do Ceará-Mirim, como sua mãe – Maria Magdalena Antunes Pereira, seu tio-avô Juvenal Antunes de Oliveira, seu primo Nilo Pereira e tantos outros, deixou-nos, em inúmeras cartas, um testemunho de bem-querer ao passado e aos seus entes mais caros.
FONTE – BLOG BARÃO DE CEARÁ MIRIM

INAUGURAÇÃO DO CENTRO DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL DE CERAÁ MIRIM



A Governadora Rosalba Ciarlini, ao lado das secretárias de Educação e da Infraestrutura, Betania Ramalho e Kátia Pinto, entregou na tarde desta sexta-feira (19/12/2014) o segundo Centro Estadual de Educação Profissional e Tecnológica em Ceará-Mirim, na Grande Natal. Na quarta-feira (17), já havia sido entregue a primeira das unidades em construção no Rio Grande do Norte, em Extremoz, também na região metropolitana da capital potiguar. O centro foi batizado em homenagem a Ruy Antunes Pereira, natural de Ceará-Mirim,  proprietário de um dos mais conhecidos engenhos do RN, o Mucuripe, representado pela filha, Denise Gaspar. A Governadora foi recebida pela banda de música e pelo coral da cidade.
O valor geral da obra é de R$ 6.698.754,89 e beneficiará 1.500 alunos do ensino médio regular associado ao ensino técnico profissional, e oferecerá modalidades de cursos profissionalizantes de acordo com a vocação da cidade. Além de Extremoz e Ceará-Mirim, Natal (duas unidades), Parnamirim, São Gonçalo, Macaíba e Alto do Rodrigues também estão em construção.
Um dos diferenciais das novas escolas é seguir o mesmo padrão estrutural e arquitetônico. Cada unidade contará com 12 salas de aula, auditório para 200 pessoas, seis laboratórios, ginásio com vestiários e arquibancada para 500 pessoas, biblioteca, um teatro de arena, pavilhão administrativo com sala para professores e corpo diretor banheiros, cozinha, cantina, refeitório, área de convivência, estacionamento e guarita.     
A secretária de Estado da Educação e da Cultura, Betania Ramalho, falou sobre a importância dos Centros Estaduais de Educação e ressaltou a parceria desenvolvida com o IFRN e Sistema S (Senai, Sesc, Sesi, Senac, Senar, Sescoop, Sebrae e Sest) para garantir o ensino em tempo integral aos estudantes. “Precisamos de professores em tempo integral e que o reconhecimento a eles ocorra em escala federal, assim como ocorre com os servidores do IFRN. É um apelo que fazemos para a nova gestão que assume o RN a partir de primeiro de janeiro”, solicitou Betania Ramalho, enfatizando o orgulho em fazer parte da equipe da Governadora Rosalba Ciarlini durante os quatro anos.
O prefeito de Ceará-Mirim, Antônio Peixoto, lembrou que acompanhou o surgimento de duas das maiores instituições de ensino do município e destacou os benefícios que serão colhidos no futuro. “Vi a gestação do IFRN e do Centro Estadual e não tenho dúvidas que eles irão fazer a diferença para a nossa cidade, que tem 72 mil habitantes, uma imensa área rural, e uma população jovem crescente que não tinha onde se qualificar”.
A Governadora Rosalba Ciarlini lembrou os esforços feitos durante quatro anos para moralizar e reconhecer a importância da educação para o avanço do Rio Grande do Norte, bem como enalteceu a escolha técnica para liderar uma das pastas mais importantes do estado. “Temos que reconhecer os avanços que tivemos nesses anos na educação, como o reajuste de 91.5% para os servidores, R$ 158 milhões investidos em reformas, construção ou ampliação de escolas, mas, sobretudo, por termos escolhido Betania Ramalho, e o seu corpo técnico, e por ter dado carta branca para ela trabalhar e poder tornar prédios como esse uma realidade que estava praticamente perdida”, declarou a Governadora ao lembrar que o RN esteve perto de perder os recursos para a construção dos Centros pelo não pedido de prorrogação dos contratos da antiga gestão.
“Betania Ramalho teve de ir 17 vezes a Brasília para solucionar esse problema e impedir que o estado perdesse mais um investimento na educação. Os Centros, inclusive, foram um projeto apresentado por mim enquanto era senadora da República, e quando assumi o Governo vigente ainda não havia começado, mesmo com os recursos já garantidos. Para reverter isso, trabalhamos muito em todas as áreas durante os quatro anos para deixar o nosso estado melhor do que encontramos quando assumimos”, encerrou.
FONTE – SITE DO GOVERNO RN

DECRETO Nº 25.878 , DE 17 DE FEVEREIRO DE 2016




Cria o Centro Estadual de Educação  Profissional RUY ANTUNES PEREIRA no  Município de Ceará Mirim/RN.
O GOVERNADOR DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE, no uso de suas atribuições que lhe confere o art. 64, incisos V e VII da Constituição Estadual, e tendo em vista o que consta do processo nº 11536/2016-1 -SEEC/RN,
DECRETA:
Art. 1º Fica criado o Centro Estadual de Educação Profissional Ruy Antunes Pereira, localizado no Município de Ceará Mirim/RN.
Art. 2º A Secretaria de Estado da Educação e da Cultura do RN fica
autorizada a adotar os atos e as providências necessárias ao funcionamento da Educação Profissional.
Art. 3º Os cursos a serem ministrados pelo Centro Estadual de Educação
Profissional Ruy Antunes Pereira dependem de aprovação prévia do Conselho Estadual de Educação, observadas as exigências da legislação em vigor.
Art. 4º Este Decreto entra em vigor na data de sua publicação, revogadas as
disposições em contrário.
Palácio de Despachos de Lagoa Nova, em Natal, 17 de fevereiro de 2016,
195º da Independência e 128º da República.
ROBINSON FARIA
Francisco das Chagas Fernandes

Quem sou eu

Minha foto
PORTAL TERRAS POTIGUARES NEWS, CRIADO EM 28 DE DEZEMBRO DE 2008, COM 89 BLOGS E MAIS DE 2 MIL LINKS

BIBLIOTECAS